
I Congresso de Libras e Educação de Surdos da UEA: o cenário atual da Educação de Surdos no Estado do Amazonas.




SHIRLEY VILHALVA (Campo Grande - MS): formada em Pedagogia pela FUCMAT atual UCDB, especialista em Metodologia de Ensino pela FIFASUL e Mestre em Linguística pela UFSC. Surda, atuante na comunidade surda, foi diretora da Escola Estadual de Surdos - CEADA, atuou 25 anos como voluntária na Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos – FENEIS e foi Conselheira Titular e Suplente do CONADE. Participou da Equipe do Curso EaD Letras Libras - UFSC como Professora Tutora do Pólo UFSC e Coordenadora do Sistema e Acompanhamento do Estudante do Curso Letras Libras Licenciatura e Bacharelado. Atualmente é Professora no CAS/MS. Colabora na educação de surdos urbanos no Mato Grosso do Sul há 30 anos e agora com índios surdos através do "Projeto Índio Surdo - fase: identificação da existência do Índio Surdo nas Escolas Indígenas em MS" (CAS/SED/MS) e investe em Encontros de Familiares Bilíngues e Amigos de Surdos.
.ELIZANDRA DE LIMA SILVA: graduada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1999), certificada pelo Exame Nacional para Certificação no Uso e Ensino da Língua Brasileira de Sinais (PROLIBRAS). Atualmente é professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos, instituição específica para ensino de alunos surdos da Secretaria Estadual de Educação-Amazonas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Língua e Literatura Latina atuando como professora credenciada pela Universidade Federal do Amazonas no Plano Nacional de Formação do Professor (PARFOR) e ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos.
IRANVITH CAVALCANTE SCANTBELRUY: Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2010). Proficiência para Ensino de Libras (PROLIBRAS 2006) e para Tradução e Interpretação de Libras e/ou Língua Portuguesa (PROLIBRAS 2007). Professor Assistente da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos Estudos Surdos e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Surdos, Aspectos Lingüísticos da Língua Brasileira de Sinais, Ensino de Libras, Movimentos Sociais, Culturais e Indentitários dos Sujeitos Surdos, Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa e/ou vice-versa, Educação a Distância e Educação mediada por Tecnologia.
TATYANA SAMPAIO MONTEIRO: especialista em Lingua Brasileira de Sinais e Educação Especial. Atualmente é professora universitária de LIBRAS na Universidade Federal do Amazonas. Habilitada no Exame Nacional de Proficiência em Libras - PROLIBRAS, promovido pelo MEC/UFSC. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Martha Falcão e licenciada em Letras-LIBRAS, na Universidade Federal de Santa Catarina. Ministrou LIBRAS para ouvintes nos cursos de extensão e em vários cursos promovidos pela SESC, UEA, UFAM, CETAM, PROJETO CURUPIRA e SEMED.